
Não se desespere, tome as seguintes providências:
1.Reflita nos motivos, além da crise financeira, que fizeram com que você fosse um dos escolhidos para ser demitido. Para não começar repetindo os mesmos erros do passado – De quem foi a culpa: sua ou da crise?
2.Pense que momentos de crise são difíceis, mas são terrenos férteis para o crescimento em todos os aspectos.
3.Não saia no dia seguinte da sua demissão, apressado e desesperado atrás de um novo emprego. Espalhando currículo pra todo lado. Pense se quando você iniciou sua carreira fez um plano – se não fez, faça a partir de agora, esta é a oportunidade de recomeçar. (leia o Texto “Porque planejar?”)
4.Pare.....pense.....pense.....deixe Deus agir e te dizer que rumo tomar. Pergunte a Ele o que Ele quer que você faça a partir de agora.
5.Pense que se sua vida está nas mãos de Deus, deve existir uma razão para esta mudança de rumo. Confie nEle. Ele é especialista em transformar maldição em benção.
6.Quando se sentir pronto e for buscar uma nova oportunidade de trabalho, não pense só no salário. Pense se é “neste lugar” e “fazendo isto” o que realmente você quer fazer. E ponha mais uma vez nas mãos de Deus.
7.Não há pressa. Se Deus permitiu que você chegasse a esta situação, e Ele é dono de sua vida, não vai permitir que nada lhe falte. Lucas 12:24 – “Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves!”
8.Aceite bem as mudanças – por que elas serão inevitáveis.
9.Seja positivo – não aceite pensamentos negativos, eles são provenientes daquele que quer destruir sua vida(o inimigo de nossas almas) e só servem pra te encurralar e te fazer tomar más decisões.
10.Lembre-se trata-se da sua vida e a melhor opção pode não ser a primeira.
11.Lembre-se você já está em má situação, não faça nada apressado ou desesperado que vá fazer com que você piore a sua situação - resista às pressões.
12.Não faça empréstimos – como vai poder pagar sem uma renda mensal fixa?
13.Não faça compras com o cartão de crédito, nem mesmo a de supermercado.
14.Comece a fazer cortes, mas pegue leve...
15.Evite acompanhar o que seus amigos empregados fazem, lembre-se você agora está em situação desfavorável - não pode mais seguir estes exemplos, pelo menos por um tempo.
16.Procure seus credores (bancos, administradoras de cartões de crédito, escola das crianças, etc...) para explicar a situação e ver a possibilidade de obter um prazo ou parcelamento. Faça isso quando observar que não terá condições reais de cumprir por um bom tempo seus compromissos.
17.Lembre-se que esta é uma situação passageira, não vai durar para sempre.
18.Deixe para trás o que ficou. Siga para frente, o que passou, passou.
19.Seja líder. Ninguém poderá conduzir a situação por você.
20.Creia. Esta é a força propulsora mais forte que existe.
Consideremos uma passagem bíblica, está em I Reis 17: 1-16, onde o profeta Elias foi enviado por Deus a um lugar onde os corvos o alimentavam e ele tomava água do rio. Um dia este rio se secou e Deus o enviou a outro lugar para cumprir a vontade de Deus. Não lhe faltou nada. Esta passagem nos mostra que quando o rio que nos alimentava se seca, é que Deus tem outro destino para nós. E nada nos falta. E neste outro lugar, estaremos cumprindo a vontade de Deus e não temos que fazer como a mulher de Ló que virou uma estátua de sal por que olhou para trás, como sinal de arrependimento, de apego ao que passou. Deus tem sempre algo melhor pra nós logo ali na frente.