domingo, 28 de dezembro de 2008

Por que Planejar?

Aqui vai meu presente de final de ano pra vocês, meus leitores! Feliz 2009.
Pelo advento do final do ano, fica sempre no ar uma necessidade de se falar em planejamento por que um ano termina e vem chegando um novo ano cheio de expectativas e esperanças.
Mas por que é tão importante, e porque se fala tanto em planejamento?
Por que não se pode chegar a nenhum lugar bom sem planejamento. Sem ele chegamos a qualquer lugar. Não há progressão.
Eu não consigo cumprir o que planejo –
Se alguém não consegue cumprir o que planeja é porque não conhece os benefícios de se planejar e de se seguir este planejamento. Não entende os ganhos que temos quando planejamos.
Eu não me lembro do que planejo –
Se alguém não se lembra do que planejou primeiramente é porque não conhece os benefícios do planejamento, segundo porque não relê com freqüência seus planejamentos, terceiro porque não se preocupa em manter o foco e se deixa levar por obstáculos, desvios que aparecem no meio do caminho.
Pra que planejar? No final das contas sai tudo diferente?
O planejamento está sempre atrelado a um objetivo. Faz-se uma estratégia específica para se chegar a tal objetivo, mas imprevistos acontecem. O importante é manter o foco no objetivo. Porém todo bom planejamento sempre tem uma alternativa “b”no caso de imprevistos.
É complicado se planejar algo se dependemos de outros –

Todo planejamento, se envolvidas outras partes deve ser discutido entre estas partes, porém depois de decidido, vale o que está planejado. O planejamento é soberano às vontades particulares de cada um. Ele existe para favorecer e levar o grupo a algum nível acima na progressão.
Como fazer um planejamento eficiente? Como segui-lo de forma eficaz?
Primeiramente se avalia aonde se quer chegar, para isso é bom fazer uma lista. Depois de feita e analisada a lista, parte-se para o planejamento em si. É necessário se separar mesmo que didaticamente falando as áreas da nossa vida. Ou seja, um planejamento para cada área. Mesmo que, de certa forma, todas as áreas estejam interligadas. O mais importante e o que se deve manter o foco é na listagem dos objetivos. O como chegar lá é variável. Quanto ao tempo para realização, deve-se ser bem flexível também, pois estas são previsões as quais não nos devemos apegar. Deus faz tudo ao seu tempo. Durante este processo de planejamento e execução, Deus nos ensina, direciona, nos trata, nos cura, nos adverte...
O que devo levar em consideração para me planejar?
Deve-se levar em consideração a vontade de Deus para a sua vida, seus propósitos para cada um. Tem que ver se o que desejamos está afinado com a palavra de Deus. Por que Deus só pode realizar algo em nossa vida que esteja dentro de seus padrões.
Quando devo me planejar?

Agora e sempre. Para tudo. Para o seu dia, para seu futuro.
Em que área da minha vida devo me planejar e qual delas posso encarar sem planejamento?

Deve-se planejar todas as áreas de nossas vidas, sem exceção. No nosso dia-a-dia deve constar até o lazer. Agora o que fazer deste tempo de lazer pode ficar como não planejado. O nosso tempo com Deus também, pode ficar sem planejamento alguns dias. Mas no final de um tempo temos que seguir um plano para que cheguemos a algum lugar.
E se algo acontece no meio do caminho, o planejamento está furado?

Não. Se algo acontece no meio do caminho mantenha o foco no objetivo. Mas um bom planejamento prevê imprevisto. Não podemos nos esquecer que o Espírito Santo nos dá sempre a direção, vale lembrar que é sempre necessário buscar a Deus.
Por quem deve ser feito o planejamento?

Sempre por quem vai participar do processo. Quem tem a visão e o foco.
Quais os benefícios de se planejar? E os malefícios?

Benefício de saber aonde se quer chegar, de não se perder tempo, nem direção. Benefício de se sentir tranqüilo e de ter um caminho plano, um caminhar seguro. Malefício não há nenhum.
Há benefícios em não se planejar?
Não há benefícios em não se ter um planejamento. A falta de planejamento nos leva sempre a recomeçar, pois não sabemos para onde vamos.
Prefiro não planejar e seguir meus instintos.

Esta é uma mentira de Satanás para nos fazer perder tempo, nos fazer desistir, nos cansar. Além de que instintos aqui podem ser interpretados como da “carne” e neste caso, Deus diz que devemos matar a carne e não segui-la.
Planejamento é coisa pra gente chata, sem graça, previsível.
Esta é outra mentira de Satanás. O mundo pensa assim, ele jaz no maligno. Previsível, chato e sem graça é não ter um planejamento e andar em círculos.
Que base há na palavra de Deus para a questão do planejamento?
Deus sempre age no planejamento e nunca se afasta do que planeja. Quando deu instruções a Noé, a Moisés e a tantos outros homens, Deus planejou tudo. Escolheu homens fiéis que realizariam Seu desejo e deu instruções específicas de curto e longo prazo. Tudo bem planejado. Quando Deus criou o mundo também fez tudo com ciência, com planejamento, com perfeição. Tudo no seu tempo.
Se não planejo tenho mais jogo de cintura para as adversidades. Estou mais preparado sempre para o inesperado.

Mentira. Mentira de Satanás. Levei esta afirmação a sério durante anos na minha vida e colhi somente adversidade. Fiquei sem sair do lugar por 44 anos. Morando na casa dos meus pais. Sem planejamento consegui ter 4 filhos de dois pais diferentes. Fui mãe aos 41 anos e estava divorciada, desempregada, morando com meus pais, sem perspectivas. Consegui começar 4 faculdades e não concluir nenhuma. Iniciei 5 negócios e não consegui ultrapassar o primeiro ano. Fracassos, fracassos, somente isso colhi sem planejamento, sem foco, sem objetivo. Sou expert em não-planejamento e sem ele a gente vive apenas o inesperado, a adversidade o tempo todo. Ou seja, a gente vive o caos e não sai do lugar.
Capacidade de improvisar – argumento de quem nunca planeja.
Quando se tem um planejamento inspirado por Deus, o Espírito Santo nos avisa das adversidades. Portanto não há adversidade. Não é necessário improvisar por nossa conta. É só confiar no Espírito Santo de Deus. “O caminho do justo é plano...” Isaías 26:7.
Planejar toma tempo.

Muito mais tempo nos tomam o recomeçar, o reunir forças novamente, os erros cometidos, as ações fora do nosso objetivo, as conseqüências destas ações. Quanto tempo pode nos tomar um planejamento? Horas, dias, semanas...Quanto tempo me tomou o não-planejamento: anos, décadas.....Sem planejamento não há progresso.
Planejar limita a realidade.
A realidade só pode ser vivida de forma saudável com planejamento.
Gostou Indique a um amigo.
Visite www.pt.netlog.com/dricahorta e participe do questionário.

6 comentários:

  1. Matéria muito boa parabéns estarei sempre que possivel visitando seu blog...abraços

    ResponderExcluir
  2. Professora, estava mesmo precisando ver algo como eata matéri. Estarei seguindo este blog, Parabens

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, John. A intenção é ser útil.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Teacher!
    Muito boa sua orientação e dicas,
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Nossa, sou coordenadora em uma esocl aintegral, temos vários projetos no turno complementar, daí, as evzes encontro dificuldade em que planejem.

    Pegquei este texto, para passar pra eles.

    Abraço,

    Lena

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Lena e Beth.
    É muito muito bom sabe que se é útil.
    Obrigada amigas.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir