quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Como lidar com as circunstancias e se dar bem.


Nestes tempos de turbulências: enchentes – são 12 cidades debaixo d’água no estado do Rio, crise mundial, instabilidade no emprego, férias, feriado, carnaval....meu Deus, quando é que volto ao normal? Não podemos nem sair de casa. Tem água pra todo lado. Já jogamos baralho, brigamos, ficamos tristes, ficamos alegres, todos da família reclamam que não saio de frente deste computador, será porque? Parece que o tempo não passa e que ao mesmo tempo estou perdendo tempo demais.
Ficamos preocupados com o futuro. Tudo acontece fora da nossa previsão e como não temos certeza de nada, dá ansiedade, tem hora que achamos que tudo vai dar certo e tem horas que achamos que estamos loucos e temos a certeza que agora será o nosso fim.
Nada disso!!! Este é um momento. Não temos que olhar as circunstâncias. Elas vão estar sempre variando. Temos que estar com o pensamento voltado para o foco, para nosso objetivo. Tudo que desejamos de bom para nossa vida acontecerá se mantivermos o foco.
Não olhando as circunstancias vemos a situação com um olhar mais frio, mais analítico.
Não olhando as circunstancias acalmamos nossas emoções e nos estabilizamos.
Não olhando as circunstancias mantemos o foco.
Não olhando as circunstancias temos a certeza de que tudo passará.
Não olhando as circunstancias o tempo passa no seu tempo, nem devagar e nem depressa.
Não olhando as circunstancias estamos firmes.
Joel Osteen, pregador americano, diz que temos que ser como a palmeira. Porque durante as grandes catástrofes na Flórida é a única árvore que sobrevive por causa de sua flexibilidade. Os tornados e maremotos passam e as palmeiras ficam.
Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano.” Salmo 92:12
As palmeiras com certeza não olham as circunstancias, zombam delas. Dizem, internamente: “Tormenta, maremoto, vocês vão passar e eu vou ficar. Tenho certeza disso. Nada, nenhuma circunstancia por pior que pareça ser, será definitiva. Eu sobreviverei, tenho muito que fazer. As circunstancias não me abalam, são frágeis diante dos meus objetivos” e assim ela, a palmeira, vence toda e qualquer circunstancia.

7 comentários:

  1. Sabe aquela espoca onde o brasil estava numa certa crise, e tinha uma propaganda no SBT que dizia: Com Crise, se cresce. Bom la vai uma estorinha... Por causa de um erro médico, meu pai quase acabou numa cadeira de rodas, acabou internado por muito tempo, não lembro ao certo, porque nesta epoca (adolecencia) eu era mais desligado com as coisas, enfim, nesta epoca, ele acreditou que iria ficar numa cadeira de rodas, pro resto da vida, ele desanimou, todas as circunstâncias estavam contra ele, e num dia no qual a depre que bateu nele estava aparente a todos que fosse visita-lo, uma prima minha que na epoca, tinha seus 6 anos de idade, usou a frase da propaganda para dizer que nos piores momentos de nossas vidas, quando tudo parece dar errado é quando aprendemos as lições mais importantes, as mais valiosas. Para dizer que esta frase não o tinha marcado, seu orgulho se fez por alguns dias. E em um dia que eu fui visita-lo ele me contou o que minha prima tinha dito, e disse que ele estava no fim do poço... eu saquei na hora o que ele queria me dizer.. e respondi: Óras, então agora só te resta subir.. para encurtar um pouco.. ele voltou a andar, contrariando todas as previsões medicas e as estatisticas, ele enquanto reparava a situação como um problema, ele não conseguia ver saidas.. qndo ele começou a encarar como um desafio.. ele o superou.. facil não deve ter sido, mas ele venceu e todos nós podemos vencer.. desde que encaremos os problemas que aparecem, como desafios a serem superados...
    Um grande beijo.
    Atila City

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Atila, pelo seu comentário. Me emocionei. Me arrancou lágrimas.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. mas quando nao existe mais saida? por exemplo dividas bancarias impagaveis sao piores que qualquer tragedia: a gente ter que virar bandido?
    falar de uma outra otica as vezes é simples mas sentir na carne o encarceramento social é diferente.

    ResponderExcluir
  4. Ola Adriana! estou passando para retribuir a visita, agradecer o comentario e desejar todo sucesso pra vc, bjao

    ResponderExcluir
  5. Adriana, gostei muito de seu blog e de seus textos.
    Abraços, Edu

    ResponderExcluir
  6. Com a dificuldade se cresce em Espitito...

    Beijoca terna

    ResponderExcluir
  7. Obrigada amigo epifannias, eduardo e cõllybry. Seus comentários me estimulam a escrever mais.

    ResponderExcluir