quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sonegar?!? Todos fazem. Por que não eu?


Este é o pensamento da grande maioria dos empresários. Pelas dificuldades de sobrevivência, pela ganância, pelo valor alto dos impostos, pela tradição, pela facilidade com que isso é possível no Brasil ou por outro motivo qualquer, quase todos praticam a sonegação de impostos, o caixa dois. Isentos de culpa, claro, por que já faz parte da nossa cultura, aliás, quem não sonega sim é bobo, louco, doente com certeza. Quando se abre um negócio uma das informações mais relevantes é saber como se faz para driblar o governo. Os mais recatados perguntam baixo, entre os dentes e sem pronunciar as palavras por inteiro. Os mais ousados e confiantes falam abertamente e confiantes de sua esperteza. E ainda no final da pergunta dão gargalhadas como quem diz: “Claro, né, eu não sou burro!!”
“Pra que pagar impostos? Pra encher o bolso dos políticos? Eles são todos ladrões. Quero encher o meu então.”
“Até o Presidente rouba!!!”
”Não há como sobreviver pagando os impostos corretamente.”
Mas Deus fala-nos algo a respeito disso na passagem em que Jesus andava nas ruas e alguns vieram para perguntá-lo, na tentativa de obter reforço em suas idéias contrárias ao pagamento de impostos, perguntaram: “Dize-nos pois, que te parece? É lícito pagar tributos a César, ou não? ...Então lhes disse: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” Mateus 22: 17-21. Eles ficaram admirados. Esperavam que o bom Jesus lhes dissesse: Que absurdo! Quem este tal de César pensa que é? O dono do mundo é Deus e Ele nos deu tudo, então ninguém tem que pagar nada a homem nenhum. Mas Jesus não disse isso, foi sábio e amigo da ordem.
Quem não paga impostos corretamente não pode julgar os políticos.
Quem não paga impostos corretamente não pode reclamar do governo.
Quem não paga impostos corretamente não pode exigir nada dos órgãos públicos.
Quem não paga impostos corretamente não pode exigir respeito.
Quem não paga impostos corretamente não tem direito de usar dos benefícios que o governo oferece ao cidadão.
Quem não paga corretamente os impostos não tem o direito de ser chamado brasileiro.
Sábio conselho de Deus não é? Que não se esquece de nos advertir de nada, especialmente dos detalhes.

16 comentários:

  1. Infelizmente, amiga, não são só muitos empresários que dão seu jeito de burlar certas leis. O famoso jeitinho brasileiro é um outro nome para corrupção.

    Abraço, em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  2. vamos postar em outro lugar, aqui não é nuestro lugar
    Devemos hacer, tener entedimento sobre o que nos foge a realidade. Felicita

    ResponderExcluir
  3. Liderança é algo que se pode construir
    Mas, tem gente que puts grila,,,, domina heim
    Mas, liderança para se conduzir no mínimo 60% como se faz? Tem fórmula mágica?.... Vai ter que dar um jeito, nos sabemos como, tecnicamente falando, mas tipow assim tah dificil explicar as coisas....

    ResponderExcluir
  4. Olá! Excelente post. Tem um Prêmio em meu blog para você! Passa lá e confere!

    ResponderExcluir
  5. Adriana, muito providencial seu texto. Não são só empresários que sonegam e burlam uma parcela significativa da população também o faz. E depois criticam os políticos por corrupção. Está certo que a carga tributária é excessiva em nosso país. Mas quem faz isto tem direito de reclamar ?
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Não falo destas coisas como para julgar, entende? E nem porque sou perfeita. Falo pq perdemos a noção das coisas, como elas têm que ser feitas da forma correta. Estamos tão acostumados a fazer errado e tentamos nem pensar no fato de estar certo ou não. Fazemos desta forma pq todos fazem. E por este motivo já sentimos que estamos certos. Mas não estamos. temos que pensar nestas coisas pq Satanás abre furos em nossas vidas pq nos deixamos acreditar que o certo é errado e o errado é certo.
    Obrigada amigos pelos comments.
    Edilza, muito muito obrigada pelo prêmio.

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriana,
    Vi aqui agradecer sua simpatia e acabei por encontrar um blog cheio de conteúdo interessante :)
    Gosto imenso dessas boas surpresas .
    Um Abarço e boa semana!
    Aprendi o caminho
    Eninha

    ResponderExcluir
  8. Culpamos tanto os nossos políticos pela corrupção, mas quantos empresários não favorecem este modelo de roubaria sonegando impostos ?É verdade que nossa carga tributária é uma das mais altas do mundo , mas mudar esta realidade começa por atitudes corretas .

    Parabéns pelo post

    E a propósito, tem um selo para você lá no meu blog ,fique a vontade em aceitá-lo ou não .

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente empresários, alguns juristas e tantos outros estão dispostos a tudo! Onde vai parar o mundo?!!

    Abraços e bom fds

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Eninha, Alterado e Brisa pelos comments. Sem eles, pra que escrevemos?
    Vou lá vê-los tb em seus blogs.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Adriana! Quem sonega impostos é tão currupto quanto um político corrupto. Quem sonega impostos pode ser considerado um marginal. Certamente, a carga tributária em nosso país é alta e deveria ser pelo menos um pouco mais baixa, é verdade, mas daí não pagar, burlar, mentir. Isso não combina com pessoa honesta e de bom caráter. Devemos repudiar esse tipo de empresário. Devemos engrander aqueles que trabalham honestamente para o povo brasileiro, para o nosso engrandecimento e para a melhora do bem estar desta nação maravilhosa.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  12. Francisco,
    Sabia que gente como vc entende o que eu falo.
    Obrigada pelo comment.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  13. concordo ótimo post amada, lembro-me das palavras de Jesus com relação aos tributos ´´Dá a Cesar o que é de Cesar´´

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Ismaelita pelo comment. Sua participação é muito importante.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  15. Francisco,SJC - SP
    Isso mesmo minha irmã, dai a Cesar o que é de Cesar e dai a Deus o que é de Deus, e Deus disse que fez a coisas loucas para confundir os sabios, e quando um cristão pensa que pelas mãos dele ele tem que dar um jeitinho ele esquece que Deus sonhou com ele desde o ventre da sua mãe e não vai deixar ele passar dificuldade, pois quando ficamos doente e os medicos entregam nas mãos da familia o que fazer ai o cristão tem muita fé para que a cura seja realizada e fala sobre a vida de Lazaro e porque nos negocios ele não lembra de Pedro quando o senhor pediu para ele lançar a rede novamente e superabundou de benção, irmão o nosso Deus e dono de tudo que existe neste mundo e esta no controle de tudo, e a unica coisa que ele nós pede e para sermos fiél a ele, pois ele nunca vai nos esquecer, pois você que é pai e ama o seu filho você esquece dele na hora da comida ou você da para ele o melhor e come o que tiver depois, pois o senhor falou que se pedirmos pão ele nunca nos dara pedro e no livro de Mt 6:33 o senhor fala que devemos buscar primeiro o reino do céu e que as demais coisas ele provera. Que Deus continue abençoando a todos e que só o senhor é quem pode nos julgar e mais ninguem.

    ResponderExcluir
  16. Apenas eu relato que fazer o certo é obvio que sao de pessoas honestas, cairmos as vezes em armdilhas sim o que eu nao concordo que enquanto estamos ali pagando impostos tudo direitinho tem um corrupdo roubando a gente e somos mal atendidos nos hospitais,concorda!que pais é esse?

    ResponderExcluir