sábado, 21 de fevereiro de 2009

Fui demitido. E agora, o que faço?

Nestes tempos de crise econômica, demissões em massa, queda da bolsa, etc...a realidade do desemprego chegou para muitos. Se este é o seu caso, não deixe que a angústia, a ansiedade, o medo de não encontrar outro emprego, o medo de não conseguir sobreviver até encontrar este novo emprego, o medo de ficar tanto tempo desempregado que tenha que se candidatar a cargos ou salários inferiores ao último...Muitas incertezas, muitos medos...mas não se abale, seja como a palmeira – flexível e resistente a todo tipo de furacão, maremoto, tornado....
Não se desespere, tome as seguintes providências:

1.Reflita nos motivos, além da crise financeira, que fizeram com que você fosse um dos escolhidos para ser demitido. Para não começar repetindo os mesmos erros do passado – De quem foi a culpa: sua ou da crise?
2.Pense que momentos de crise são difíceis, mas são terrenos férteis para o crescimento em todos os aspectos.
3.Não saia no dia seguinte da sua demissão, apressado e desesperado atrás de um novo emprego. Espalhando currículo pra todo lado. Pense se quando você iniciou sua carreira fez um plano – se não fez, faça a partir de agora, esta é a oportunidade de recomeçar. (leia o Texto “Porque planejar?”)
4.Pare.....pense.....pense.....deixe Deus agir e te dizer que rumo tomar. Pergunte a Ele o que Ele quer que você faça a partir de agora.
5.Pense que se sua vida está nas mãos de Deus, deve existir uma razão para esta mudança de rumo. Confie nEle. Ele é especialista em transformar maldição em benção.
6.Quando se sentir pronto e for buscar uma nova oportunidade de trabalho, não pense só no salário. Pense se é “neste lugar” e “fazendo isto” o que realmente você quer fazer. E ponha mais uma vez nas mãos de Deus.
7.Não há pressa. Se Deus permitiu que você chegasse a esta situação, e Ele é dono de sua vida, não vai permitir que nada lhe falte. Lucas 12:24 – “Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves!”
8.Aceite bem as mudanças – por que elas serão inevitáveis.
9.Seja positivo – não aceite pensamentos negativos, eles são provenientes daquele que quer destruir sua vida(o inimigo de nossas almas) e só servem pra te encurralar e te fazer tomar más decisões.
10.Lembre-se trata-se da sua vida e a melhor opção pode não ser a primeira.
11.Lembre-se você já está em má situação, não faça nada apressado ou desesperado que vá fazer com que você piore a sua situação - resista às pressões.
12.Não faça empréstimos – como vai poder pagar sem uma renda mensal fixa?
13.Não faça compras com o cartão de crédito, nem mesmo a de supermercado.
14.Comece a fazer cortes, mas pegue leve...
15.Evite acompanhar o que seus amigos empregados fazem, lembre-se você agora está em situação desfavorável - não pode mais seguir estes exemplos, pelo menos por um tempo.
16.Procure seus credores (bancos, administradoras de cartões de crédito, escola das crianças, etc...) para explicar a situação e ver a possibilidade de obter um prazo ou parcelamento. Faça isso quando observar que não terá condições reais de cumprir por um bom tempo seus compromissos.
17.Lembre-se que esta é uma situação passageira, não vai durar para sempre.
18.Deixe para trás o que ficou. Siga para frente, o que passou, passou.
19.Seja líder. Ninguém poderá conduzir a situação por você.
20.Creia. Esta é a força propulsora mais forte que existe.

Consideremos uma passagem bíblica, está em I Reis 17: 1-16, onde o profeta Elias foi enviado por Deus a um lugar onde os corvos o alimentavam e ele tomava água do rio. Um dia este rio se secou e Deus o enviou a outro lugar para cumprir a vontade de Deus. Não lhe faltou nada. Esta passagem nos mostra que quando o rio que nos alimentava se seca, é que Deus tem outro destino para nós. E nada nos falta. E neste outro lugar, estaremos cumprindo a vontade de Deus e não temos que fazer como a mulher de Ló que virou uma estátua de sal por que olhou para trás, como sinal de arrependimento, de apego ao que passou. Deus tem sempre algo melhor pra nós logo ali na frente.

17 comentários:

  1. Boa noite, Adriana. É a primeira vez que visito o seu blog, encontrei-o através do diHITT, gostei muito dos artigos que escreveu.
    Acho que estas dicas são muito úteis, algumas delas nunca me lembraria, talvez. Quero dizer, não que precise, pois ainda estudo, mas acompanho a situação em que se encontra o mundo com atenção e penso que, uma pessoa, estando muito desesperada, acaba esquecendo alguns dos aspectos que mencionou.

    Mas, mais importante do que isto, a sua última frase dá-me uma esperança fascinante, faz-me sentir acompanhada... Fez-me recordar que, de facto, Deus está sempre a cuidar de mim, coisa que, com algumas das situações da vida, acabamos esquecendo, por momentos.
    Muito obrigada, com certeza que visitarei o seu blog frequentemente. Felicidades, Iolanda

    ResponderExcluir
  2. Este texto me fez lembrar uma frase ``Aconteça o que acontecer somos do Senhor Jesus ``,belo post graça e paz amada!

    ResponderExcluir
  3. Querida Iolanda,

    Quem te falou ao seu coração que você está acompanhada foi o nosso próprio Deus, através de seu maravilhoso espirito.
    Mas a esperança que vc sentiu, eu aqui tb senti quando li seu comentário. Por que este é o maior motivo de escrever - atingir aquele que precisa de determinada palavra.
    Venha quando quiser e saiba que sempre é o nosso Deus que me guia. Minhas palavras são na verdade dEle.
    Obrigada e que Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto.

    Deus te abençoe, amiga.

    ps: muito obrigado pelo comentário no Páginas Incadernadas, muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Legais suas dicas. Em momentos ocmo este de crise econômica, vergonha na cara e oportunismo é sempre bom ler algo como seu texto.

    Rogerio Martins
    http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/
    http://saladeterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amigo Edvalter,
    Fico muito feliz que tenha sido útil pra vc. É pra isso que escrevemos.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rogério e Rouver,
    Obrigada pelos comments.
    Que Deus os abençoe e estarei sempre visitando seus blogs. Eles valem a pena.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Vim visitar seu blog e gostei muito dos seus textos - eles são iluminados pela sua simples menção de Deus.

    Miluz

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Miluz,
    Com certeza o brilho desta luz vem do Nosso Senhor.
    Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pelo comment e que Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Palavra abençoada esta para os nossos corações. Já me vi desempregado algumas vezes e aprendi muito naqueles momentos. Inclusive pude ver e experimentar a fidelidade de Deus para comigo e a minha família.
    Que o Senhor continue lhe usando para falar aos nossos corações.
    Estou certo de que este post vem como bálsamo para muitos que neste momento encontram-se abalados e abatidos com o desemprego.
    Que o Senhor continue lhe inspirando. Linkei o seu blog aos meus.

    ResponderExcluir
  11. Palavra abençoada esta para os nossos corações. Já me vi desempregado algumas vezes e aprendi muito naqueles momentos. Inclusive pude ver e experimentar a fidelidade de Deus para comigo e a minha família.
    Que o Senhor continue lhe usando para falar aos nossos corações.
    Estou certo de que este post vem como bálsamo para muitos que neste momento encontram-se abalados e abatidos com o desemprego.
    Que o Senhor continue lhe inspirando. Linkei o seu blog aos meus.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada amigo e Pastor Antonio Regly.
    Para mim é uma honra receber uma palavra de reconhecimento da sua parte.
    Mas bom mesmo pastor, é quando alguém fala como cresceu com alguma palavra que Deus nos dá. Isso sim é recompensador. O Sr. deve saber bem como é isso por que é pastor.
    Mudando um pouco de assunto, não sabia que era esposo da Sonia (jóia de pessoa também). Outro dia pensei se eram parentes....mas em seguida disse a mim mesma que não pois a rede é grande...imagina...
    Que Deus continue os abençoando. Obrigada pelo comentário e pelo link. Já fiz o mesmo no meu blog.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  13. É amiga, a situação ta brava mesmo...com essa crise há muitas dificuldades naturais de se arrumar novo emprego, o mercado ta fechado tem que gerenciar a vida profissional com mobilização e criatividade, tem estudar sempre, não é possível ficar um período de cinco anos sem estudar...A maioria das pessoas quando ta empregado se acomoda e não procurar se atualizar...se não estudar fica muito mais dificil na hora da recolocação profissional

    Abraços e boa semana

    ResponderExcluir
  14. Falou tudo Rodrigues. Mas não podemos perder a cabeça. Deus está no comando de tudo.

    ResponderExcluir
  15. Olá,Adriana

    Em tempos onde as noticias de crises são mais valorizadas que a nossa propria fé, deixam de demonstrar que as coisas acontecem na maioria das vezes para melhorarmos e voluirmos em nossa vida.

    Abraço

    Hercules
    O seu texto cai muito bem para o momento atual.

    ResponderExcluir
  16. não podemos desistir de maneira alguma, temos de pegar o aprendizado nos momentos dificeis para conseguir crescer. Isto é uma realiadade e muito boa de ser levada adiante.

    ResponderExcluir