sábado, 14 de fevereiro de 2009

Quem não sabe ser liderado, não pode receber instruções - COMO DEUS NOS INSTRUI

Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.”II Timóteo 3:16-17

Quando pensamos em instruções de Deus pensamos se tratar de loucura ou devaneio. Mas quem tem intimidade, e este é fator fundamental para receber instruções, sabe que Ele tudo fala: como Ele quer algo, o que Ele quer, quando devemos investir no que Ele diz para fazermos... tudo em detalhes. E quando o seguimos somos sempre bem sucedidos.

Deus nos instrui através de sua palavra, da vida de Jesus e em nossos pensamentos, quando estão alinhados com os dEle. Se pensamos em relacionamentos, pensamos em comunicação. Nossa comunicação com Ele se dá em pensamentos, em leituras, em orações, em louvores, em conversas...e outras formas mais, pois Deus é generoso e criativo.
Quando nos relacionamos com alguém superior a nós, outros aspectos estão envolvidos (Gostaria que lessem o texto fazendo um paralelo entre nosso relacionamento com Deus e nosso relacionamento com nosso superior em nosso trabalho, resguardadas as devidas proporções). É necessário:

1. Saber ouvir – Para ouvir é necessário calar também. Se não ouvimos, não sabemos o que fazer ou fazemos coisas erradas.
2. Reconhecer a voz de quem nos lidera – A voz de Deus nos fala ao coração diretamente, mas em nossa mente também. Sua voz é coerente sempre com seus valores encontrados em sua palavra.
3. Obedecer prontamente – Se é para fazer algo, não devemos hesitar. Temos que executar.
4. Confiar no líder – Confiança é a base de todo relacionamento sadio.
5. Confiar em você mesmo – Se você não confiar em você é como se não estivesse confiando em Deus, em seu líder. Pois Ele confia em você.
6. Obedecer com precisão – Não podemos modificar as instruções de acordo com nossos interesses. Comprometemos os resultados.
7. Pedir instruções – Demonstramos submissão e dependência. Transmitimos confiança.
8. Querer obedecer – Obedecer é palavra decadente neste mundo egoísta e autosuficiente.
9. Reconhecer-se dependente – se não reconhecemos nossa dependência, não podemos obedecer.
10. Aceitar ser corrigido quando necessário
11. Ser fiel – Assim como Deus é fiel conosco, temos que ser com Ele.
12. Cumplicidade/Intimidade
13. Interdependência
14. Humildade/Capacidade de submissão
15. Predispor-se a ter sintonia
16. Abrir mão de si mesmo para algo maior e em conjunto
17. Estar disposto a fazer coisas que teme
18. Estar disposto a fazer coisas que se é contra
19. Estar disposto a fazer coisas que machucam
20. Estar disposto a fazer coisas que a única certeza que se tem é de que é isto que tem que ser
feito
21. Não questionar, confiar

Se estiver disposto a aprender sobre estes relacionamentos tão importantes para o sucesso de sua vida, coloque-se em sintonia com seus líderes, seja capaz de ser liderado e receba instruções valiosas para seu crescimento.

3 comentários:

  1. Oi Drica!

    Fantático o texto.
    Parabéns!
    Me ensinou muito.
    Mil beijos e muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Sandra, pelo comment.
    Escrevemos por este motivo: ser útil
    Beijinhos e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Adriana Horta, muito bonito a sua palavra.Essa palabra acredito eu que saiu do seu intimo inspirada pelo espirito santo que tem dentro de cada um de nós.Fui agraciado com o dom de DEUS, essa semana e sei o que a gente fica forte quando sentimos a vontade de sermos seguidores de CRISTO, um AMOR infinito na vida de todos nós. Minhas dificuldades serão superadas pois confio no SENHOR MEU DEUS.Obrigado.
    GILDO - gildogbr@hotmail.com -

    ResponderExcluir