sexta-feira, 6 de março de 2009

Você é confiável?

Confiança, confiança ...Como é necessário confiar e como está difícil hoje em dia confiar nos amigos, na namorada, no marido, no patrão, na empresa, no vizinho, nas instituições em geral – escola, igreja, governo, etc... até no pai e na mãe ficou difícil confiar, haja visto casos como os dos Nardonis e tantos outros de mães que jogam seus filhos no rio...

Mas o que determinava a confiança mútua antigamente? Creio que seriam as regras sociais, a honra (palavrinha sumida do dicionário do cotidiano), a vergonha-na-cara, a palavra dita, o nome colocado como penhor. As regras sociais determinavam “uma certa” tranqüilidade com relação às expectativas que deveríamos ter do outro. Mas a modernidade fez com que estas regras fossem derrubadas definitivamente e fez prevalecer o “ Eu quero”, o “Eu posso” e as regras sociais que serviam como fio condutor da sociedade e das relações passou a ser sinônimo de amarras e correntes. Porém o que de fato passou a enferrujar o sistema relacional vigente e até hoje é assim, foi o “Eu posso, o “Eu quero”. Quem regulava o comportamento do cidadão eram as regras sociais, hoje é a polícia, a justiça, muitas vezes nem estas(que deveriam ser a força) conseguem realizar seu propósito. Mas e nós, somos confiáveis? Você é confiável? Eu sou confiável?

Deus sabiamente nos diz em sua palavra que “Tolo é o homem que confia no homem.” Existem traduções em que diz: “Maldito é o homem que confia no homem”Jeremias 17:5
Portanto nunca há que se confiar no homem, em suas idéias, em suas opiniões, em seus valores pessoais. Somos pó (Gênesis3: 19). A única coisa em que podemos confiar de “olhos fechados” é em Deus. Esta palavra me valeu de muito. Confiava demais na opinião de minha mãe, julgava que tinha vivido mais do que eu e que por ser minha mãe, sempre queria meu bem. Confiei errado. Não é por culpa dela, ou por falha dela, é por que não somos confiáveis. Somos factíveis de erros. Fui tola, fui maldita pra mim mesma e pra outros também.

Portanto aquele amigo do trabalho que você tanto confia..., não é por culpa dele, mas ele não é confiável. Você também não é confiável. Só Deus é confiável. Isso nos dá uma margem de erro boa para os nossos relacionamentos. Isso nos torna possível perdoar e ser também perdoado mais facilmente.

A desconfiança é geral e tem gente que não confia nem em Deus. Jonas, aquele mesmo que ficou três dias na barriga do peixe porque tinha que ir pregar para um povo que era inimigo do seu, não confiou em Deus. Não aceitou que Deus decidiu não acabar com os ninivitas (povo inimigo do seu)e que os perdoou. Jonas não aceitou o julgamento de Deus e pediu para morrer. Muitas vezes não confiamos em Deus e o julgamos, não compreendemos suas atitudes. Esquecemos que Ele é Deus e que tudo sabe. Que é misericordioso e que entende profundamente a nossa natureza, por isso nos perdoa. Somente em Deus podemos nos arriscar, nos lançar.


Deus nos dá ensinamentos práticos para o nosso dia-a-dia. Aprendendo com Deus erramos menos e caminhamos em caminho seguro e plano.

13 comentários:

  1. Olá, Adriana!

    A confiança é de fundamental importância numa relação afetiva, pai, mãe, irmão, irmã e principalmente, numa relação amorosa (namorado, namorado, esposo, esposa).

    Entretanto, em todas as relações humanas existe a desconfiança. Isso sempre gera desconforto e insegurança em assegurar a outro uma confiança mais forte. Já dizia um velho mestre meu que se algm dia eu quizesse fazer alguma coisa muito importante não dissesse a ninguém porque muito poucas pessoas merecem a plena confiança, eu acho que ele tenha absoluta certeza disso.

    Se confiamos em alguém, devemos fazer com moderação, não devemos exagerar.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Aquele que confia na sua capacidade e em recursos humanos sofrerão desilusão, pobreza espiritual e, por fim, a ruína. Por outro lado, quem confia plenamente no Senhor será
    abençoado e, por fim, habitará com Deus como recompensa. Não terão receio nem preocupação em sua vida, porque estão plenamente arraigados em Deus.
    A paz

    ResponderExcluir
  3. Nesse mundo de insegurança e relacionamentos vazios como confiar em alguém ?

    ResponderExcluir
  4. Sou daqueles que primeiro confiam, para depois desconfiar. Sigo meu princípio, minha intuição e meu sentimento. Caso não der certo, sou o único prejudicado.

    Chega de tantas desconfianças e incertezas, não nasci para isso, mais: fui educado no sentido oposto, isto é: se alguém lhe pedir algo e isso estiver ao seu alcance, faça. Caso contrário, seja honesto para com você mesmo e para com a pessoa que solicitou alguma coisa, e diga: não posso!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Francisco, obrigada pelo comentário. Realmente, como você disse: o confiar desconfiando nos dá a tal margem de erro pro outro. Como disse o "Namoro na boa" também: primeiro confio depois começo a desconfiar. Estas são estratégias que traçamos para oferecer margem de erro ao outro e criarmos uma atmosfera saudável em nossos relacionamentos. Não porque o outro é digno de desconfiança, mas porque nós todos não somos confiáveis, segundo o nosso próprio Deus. Obrigada Francisco, Pastor, Alexandre e "Namoro na boa" pelos comentários eles mostram algo de vocês e acrescentam muito sempre, mesmo que a opinião seja contrária.
    Abraços e sucesso a todos.

    ResponderExcluir
  6. é tem gente que diz que confia mas..na verdade não confia .Devemos confiar somente em Deus.

    ResponderExcluir
  7. Ismaelita, minha amiga,
    Se confiamos temos que fazer o que Ele manda de coração puro e confiante, mesmo que pareça loucura. E não fazer como muitos que dizem confiar e na hora "H"fazem o que manda sua cabeça e sua vontade. Obrigada pelo comment.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Em nossa vida muitas vezes precisamos confiar nas pessoas próximas e rezar para que Deus nos ajude através das pessoas. Não confiar em ninguém me parece negar que Deus esta em todas as pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Caramba Adriana,
    Que texto sensacional!Estou meio que "desconstruída" ... Não o que comentar, vou refletir... Obrigada mesmo!
    Posso copiar?!

    ResponderExcluir
  10. Olá Adriana.
    É por isso que quanto mais eu conheço o homem mais eu confio no meu cachorro.

    Um grande Beijo!

    ResponderExcluir
  11. SABIAS PALAVRAS:
    "Só Deus é confiável. Isso nos dá uma margem de erro boa para os nossos relacionamentos. Isso nos torna possível perdoar e ser também perdoado(S) mais facilmente."

    ResponderExcluir
  12. EU AINDA FICO COM O CONSELHO DE DEUS MALDITO HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM MELHOR MESMO É CONFIAR EM DEUS E BOA....

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Demilson, Lavrador e Valdir,
    Visitei seus blogs e estou os seguindo agora.
    Seus comentários são valiosos para mim.
    Gracias.

    ResponderExcluir