quarta-feira, 10 de março de 2010

O que comemorar no " Dia Internacional da Mulher"

No Dia Internacionla da Mulher achei curioso tanta comemoração encima do evento. Fui cumprimentada logo pela manhã pelo meu próprio marido. Me sensibilizou e com tanto zum-zum-zum, não pude deixar de refletir sobre a condição da mulher hoje, comparada com a do tempo da minha avó e até de antes do tempo dela.

O que comerar no Dia Internacional da Mulher?

A liberdade de expor o corpo para o gozo dos tarados? A liberdade de deixar seu marido e sua casa? O direito de competir com seu marido quem manda mais em casa?
Pensando sobre o tema, eu começo a pensar no que pensariam as milhares de mulheres que enfrentaram situação de risco e que até chegaram a perder suas vidas lutando pela melhoria de vida de nós mulheres de todo o mundo. Lutando por maiores direitos: o direito de votar, o direito de dar opinião, o direito de adquirir bens, o direito de estudar, de cursar uma faculdade, de atuar no mercado de trabalho, de exercer posição de liderança em ambientes totalmente dominados pelos homens. Juízas, delegadas, desportistas, policiais, Presidentes, Pastoras, Ministras, etc. Chegamos longe, amados, muito longe.

Mas, infelizmente para muitas mulheres que hoje disfrutam das regalias da liberdade conquistadas a sangue, estas conquistas não são reconhecidas como privilégios. No Programa "Big Brother Brasil 2010", o apresentador Pedro Bial pergunta às moças por que às mulheres é destinado um dia especial e aos homens não há nenhuma data de destaque.

As moças rapidamente responderam que há um dia para as mulheres porque somos superiores aos homens. Porque somos melhores.

Infame! No mínimo infame. Mas não podemos esperar muito de garotas que balançam o bum-bum de forma tão vulgar em frente à milhões de brasileiros. Que trocam confidências do tipo "já beijei outras mulheres"como se fosse algo normal. Que gritam desesperadas por sexo.

Meu Deus, foi para isso que tanto sangue foi derramado? Que tanta luta foi travada? Para acabarmos como objetos. Objetos de desejo sexual. Vítimas de violência no lar. Sequestradas por seus próprios maridos. Pedimos liberdade há décadas para jogarmos esta mesma liberdade no lixo. Confessemos: muitas de nós não sabemos lidar com esta liberdade. Acabamos escravas da mídia. Dos homens ou gays que comandam a mídia neste país e no mundo. Escravas da beleza, morremos nas mesas de cirurgias debaixo da ditadura da estética. Ditadura esta exercida pelo gosto e prazer do homem. Anorexicas, buliminicas, nossas adolescentes se submetem a cirurgias com seus poucos 14 anos. Loucura. Se as feministas soubessem....se as ativistas, as mulheres que lutaram e se indignaram com a condição de vida das mulheres no passado soubessem o que as nossas mulheres e adolescentes do 2010 andam fazendo com a liberdade...elas talvez pensassem melhor que: em lugar de mudar a condição de vida da mulher, elas devessem ter mudado a mulher primeiro.
Pois, as conquistas feministas parecem não ter chegado à realidade de muitas de nós.

Um comentário:

  1. RIDÍCULO! ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO! Quem criou esse DIA INTERNACIONAL DA MULHER, pensa no DINHEIRO, com essa TAMANHA PALHAÇADA! Essa data comemorativa é de nível CINCO (5) de depreciação, considerado o mais potente das depreciações. E acima de tudo, é SEXISTA, o que IMPEDE o homem de se apaixonar por qualquer mulher, mesmo que ela fosse bonita, maravilhosa e pelo menos, ter um pingo de caráter, que INFELIZMENTE NÃO TÊM! Portanto, esse DIA INTERNACIONAL DA MULHER tem que ser EXTINTO! Não têm nada que reservar esse dia para elas, seria um CASTIGO DE DEUS!!! Mulheres são TODAS COVARDES, e nem merecem ser chamadas de mulheres! E PONTO FINAL!!!

    ResponderExcluir