quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Parecer Pesquisa

PESQUISA MOTIVACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE ITAPERUNA DO PONTO DE VISTA DOS EMPRESÁRIOS:
RAIO-X DA SITUAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2008

Duração da pesquisa: 3 meses (julho a setembro de 2008)
Número de empresas entrevistadas: 175
Localidades: Itaperuna, Raposo e Bom Jesus do Itabapoana
Número de pessoas que participaram da realização da pesquisa: 3
Responsáveis pelas respostas das entrevistas: proprietários, gerentes, responsáveis pelo RH, responsáveis pelo Departamento De Pessoal das empresas entrevistadas.
Porte das empresas participantes: Grande, Média, Pequena e micro empresas.
Número de funcionários da maior e menor empresa: 1700 (maior) e 1 ( menor).
Número total de funcionários contratados pelas empresas: 6098
Objetivo: Inicialmente saber se as empresas de Itaperuna oferecem treinamentos aos seus funcionários. E se estariam dispostas a fazer este tipo de investimento. Aproveitamos para coletar dados de como é feito o recrutamento e a seleção destes funcionários. Achamos interessante também medir a satisfação dos empresários com o desempenho de seus funcionários e a duração e freqüência destes treinamentos.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Dados coletados
: 55% dos empresários contratam seus funcionários através de currículos deixados nas empresas. E 38% por indicação de parentes ou amigos. 59% das empresas fazem seleção através de entrevista com os candidatos e 29% através de análise de currículos.
Conclusões: Concluímos que isso dificulta uma boa seleção aja visto que somente estarão visíveis à empresa aqueles candidatos que estão “procurando” emprego. E que muitas vezes deixam currículos em vários locais, os de mais fácil acesso ou mais próximo de suas casas. Isto muitas vezes limita a possibilidade de se encontrar bons candidatos, ou candidatos mais adequados ao perfil da empresa e do cargo. Os métodos de seleção também não são os mais adequados haja visto que aparentemente o empresário utiliza o currículo mais como uma ferramenta de busca de candidatos interessados do que de seleção e realiza somente através da entrevista a seleção. E este critério é muito precário e factível de erros. São necessárias mais oportunidades de o candidato se expor para que o empresário possa perceber suas reais intenções e seu grau de comprometimento. O que aparentemente o empresário faz durante um período de experiência que dura de 1 semana a 3 meses.

PROMOÇÕES DE CARGO
Dados coletados: 46% das empresas promovem aqueles que melhor sabem fazer o serviço.
Conclusões: Este é um grande erro porque que neste caso o empresário arrisca promover o melhor vendedor, por exemplo, e o mesmo não tem perfil de líder. Resultado, a empresa pode perder seu melhor vendedor e ter um péssimo gerente.

TREINAMENTOS
Dados coletados
: 43% das empresas ainda não oferecem nenhum tipo de treinamento. Das que oferecem treinamento 43% optam pelos cursos do SEBRAE, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, SENAI, SENAC, etc. E por palestras também (36%). O intervalo de tempo entre um treinamento e outro varia de 1 (33%), 3 (20%) a 6 (29%)meses. A duração destes treinamentos varia de 1 semana (32%), 1 mês (31%) e 3 meses (24%).
Conclusões: O empresariado de Itaperuna já está investindo em seus funcionários e percebe esta necessidade. Já percebem o que serve e o que não serve para suas empresas em termos de investimento em funcionários. Suas reclamações foram muito encima de que os funcionários não praticam o que aprendem, não melhoram com apenas 1 treinamento 1 ou 2 vezes ao ano, que outras empresas “roubam”seus funcionários treinados, e que muitas vezes pagam treinamentos que os funcionários não comparecem. Concluímos que falta uma cultura nos funcionários de valorizar o aprendizado, principalmente o investimento que a empresa onde trabalha faz nele.

DESEMPENHO DE FUNCIONÁRIOS
Dados coletados
: 63% afirmam não ter problemas com a falta de treinamento de seus funcionários. E 90% dizem estar satisfeitas com o desempenho de seus funcionários.
Conclusões: A falta de treinamento ou todos os obstáculos existentes para o investimento em treinamentos, não são empecilhos para o desempenho dos funcionários, na visão dos empresários ou de seus responsáveis pelos setores de RH ou Departamento De Pessoal.

PROBLEMAS EXISTENTES
Dados coletados
: 19% das empresas encontram dificuldades em contratar o profissional adequado. 12% consideram que faltam conhecimento e informação. Atrasos (10%), atendimento ineficaz (10%), conflitos entre funcionários (9%), falta de comunicação entre os departamentos (10%) e falta de motivação (10%) ainda estão entre os maiores problemas, na visão das empresas, enfrentados hoje por elas com os seus funcionários.
Conclusões: O problema que mais aflige as empresas é a falta de informação e conhecimento trazidos pelos funcionários, fazendo com que os mesmo sejam inadequados para suas funções.

ÁREAS COM PESSOAL QUALIFICADO
Dados coletados
: Atendimento ao cliente (23%) e Vendas (22%) são as áreas com mais qualificação nas empresas. Liderança (10%), auxiliar contábil (11%) e auxiliar administrativo (11%) são também áreas que encontramos profissionais qualificados. RH (7%), Departamento de Pessoal (8%) e Telemarketing (6%) são as áreas menos qualificadas.
Conclusões: Existem áreas com profissionais qualificados. Porém, os empresários têm que entender que sem investimento em treinamentos, não há crescimento. O empresário que tem uma loja hoje pode ter uma rede de lojas amanhã, se investir em treinamento. Não há que esperar uma valorização por parte dos funcionários. Conhecimento e informação são ferramentas importantes para esse nosso mundo globalizado e competitivo. Há que se criar uma cultura de valorização do aprendizado. Os funcionários têm que valorizar o aprendizado e o investimento das empresas. E os empresários têm que buscar também informação para eles próprios e valorizarem seu pessoal qualificado dando liberdade de ação e respeito ao que tem qualificação. Isso vai criar um clima de motivação nas empresas, tão necessário para o crescimento.
Visite http://pt.netlog.com/dricahorta e participe de um questionário sobre treinamento.

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