sábado, 25 de outubro de 2008

Vender é humano

Vender é uma atividade humana. Envolve seres humanos, portanto está cheia de sentimentos, sensações, nuances, impulsos... O vendedor tem que ser um expert em gente, conhecer todas as novas teorias sobre o comportamento humano, as teoria de Freud, as últimas técnicas de vendas lançadas no mercado...

Tudo pra quê? Pra driblar seu cliente? Pra armar uma arapuca pra ele cair? Pra caçar seu cliente e "traiçoeiramente" arrancar dinheiro do seu bolso?

Não, amigos vendedores, não vamos diminuir nosso trabalho. Não vamos mediocrizá-lo. Vamos ser dignos. Vamos criar vínculos verdadeiros com nossos clientes. Não é necessário criar um monte de estórias, estratégias vazias.

Basta a gente olhar o cliente com olhos humanos. Basta que a gente se aproxime dele pensando em conhecer este ser humano. Tentar intuir o que ele pensa das coisas, como se mostra, como se vê, com o que sonha, intuir seus medos, sentir sua presença e com isso conquistar a sua confiança. Mas não para traí-lo ao final da venda, ficando irritado e desprezando-o caso ele não compre seu produto, caso não corresponda ao seu esforço de venda. Mas sim tratando de criar e manter um relacionamento, que é o que seres humanos fazem: se relacionam.

O cliente realmente compreendido, conquistado, respeitado como ser humano, sempre volta.

Aquele cliente fechado, nervoso, pode ser um "tremendo cara". Aquela cliente "boa praça" pode ser indecisa e insegura - não saber o que quer. Mas para conquistá-los, basta você se interessar por seu cliente e transcender aquele momento muitas vezes incomodo da venda onde o mercado colocou muitos vendedores despreparados que literalmente "assustam"os clientes com falta de tato, despreparo, falta de visão. Pensam em seu cliente como algo momentâneo. Não pensam em criar vínculos. Não amam seu trabalho. Não se interessam por seres humanos. Se esquecem que quem está do outro lado do balcão é um ser humano e porisso pode ser uma experiência interessante.

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