quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Os BARACKs dão sentido a tudo!

Hoje Obama ganhou. Será presidente dos EUA nos próximos 4 anos, e todos respiram aliviados. O mundo inteiro. Esperei isso acontecer para escrever este texto sobre o nosso Barack Obama aqui mesmo de Itaperuna - é, nosso Paulada. É inevitável a comparação. Não escrevi antes por que não queria compará-lo a um candidato que havia perdido. Esperei Obama ganhar porque queria compará-lo a um candidato vitorioso. Queria escrever hoje ainda, dia 5 de novembro de 2008, com este espírito de vitória, de revanche, de virada que o mundo todo experimenta.

Já tinha ouvido falar dele, mas nada substancial. Sabia que era mulato, de pouco estudo, pelo apelido deduz-se que impetuoso e destemido. Pensei se tratar de uma outra linhagem de gente. Daquela que está cheia no interior. Machista e muito, mas muito ignorante. E totalmente mulherengo. Do tipo que come aperitivo de torresmo de porco e fala com palito de dentes no canto da boca. Que só pensa em vantagens e ri de sua própria sujeira. Essa era a visão que eu tinha errôneamente daquele homem. Talvez pelo simples fato de ser político e político do interior. Isso por si só quer dizer muita coisa. Porisso mesmo nunca votaria nele.

Nunca era uma palavra definitiva demais entre eu e aquele homem.

Até que um dia trazido por um amigo em comum na época da campanha eleitoral, ele entrou em minha sala. Não sabia o que dizer e me prontifiquei a ouvir. Suas palavras começaram a sair bem fluidas e com certa desenvoltura. Quanto mais ele falava e eu o ouvia, começava a entender aquele homem. Simples, sim, de atitudes sinceras, sim, muito, muito respeituoso. Falava de si, de seus projetos em realização, de seu amor pelo povo, de sua dedicação aos menos afortunados. Existia paixão naqueles olhos, naquelas palavras.

Fiquei surpresa. Por trás do candidato a prefeito na época, hoje eleito Claudão - senhor de aproximadamente 90 anos - homem digno com bela trajetória política em nossa cidade, havia uma união perfeita. Após longos anos de mandos e desmandos do opositor, surge no cenário político de Itaperuna a união da tradição e experiência (Claudão) com a simplicidade e força (Paulada). União perfeita, mais uma vez digo (idealizada pelo Sr. Elias Meiber).

E Itaperuna foi como o mundo todo às urnas pra votar com gosto, com esperança, com amor naqueles em quem o povo, os menos privilegiados, os excluídos, os que realmente contam em números numa eleição, acreditam ter uma chance de mudança - estamos todos saturados de falta de ética, de arbitrariedades, de prejuízos.

Tony Blair disse que a política é importante para o homem, pois nos dá a ESPERANÇA de que as mudanças são possíveis e que algo melhor está por vir. Nós aqui de Itaperuna e os americanos lá dos EUA não sabíamos o que era isso há muito tempo. Tínhamos perdido as esperanças. Mas graças a estes homens, Baracks (na tradução do dialeto africano - ABENÇOADOS), nossa esperança se renova agora.

Homens dignos, limpos, que amam suas famílias, que não se envergonham de suas origens. Homens do povo, que sabem das dores e das necessidades, sabem do peso de uma vida de preconceitos, de lutas, de faltas... Com uma história igual a tantas outras. Problemas familiares, desencontros, juventude controvertida....rapazes como tantos outros. Optaram pelo caminho espinhoso da política, com certeza por terem percebido desde cedo que este caminho espinhoso é o que tem maior alcance para seus ideais. Política - coisa que ninguém gosta de falar. Falcatruas, negociatas, hipocrisia, vantagens, falsidades...

Mas vocês BARACKs dão sentido a tudo isso. Parabéns Claudão, parabéns Paulada, parabéns Obama, parabéns Baracks....Que Deus continue os abençando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário