sábado, 15 de maio de 2010

Demitir é Desistir


Quando uma empresa contrata uma pessoa, deposita nesta uma expectativa de crescimento. Crescimento pessoal, profissional e crescimento da empresa. Queremos que a pessoa agarre a oportunidade como se fosse um presente. Ah, como gostamos de ver um funcionário em seus primeiros meses de trabalho. Principalmente os que nunca trabalharam antes. Chegam cedo, estão sempre bem dispostos, obedecem tudo a tempo e a hora. Que beleza!! Dá gosto ver.

Mas, deixe passar uns meses e lá está nosso funcionário exemplo falando mal da empresa, chegando atrasado, deixando de fazer o que é pedido. Se passar uns anos então, não vale à pena nem comentar.

Desculpe, mas não entendo as pessoas. Quando eu era comissária de bordo, é isso mesmo, esta amiga aqui já foi aeromoça. Mas voltando ao que dizia, aeromoça faz o que? Viaja, não é mesmo? Pois é, imaginem qual era a principal reclamação do pessoal da nossa base? Isso mesmo, o pessoal reclamava o tempo todo que tinha que viajar. Dá para acreditar? Se uma aeromoça ganha para acompanhar o avião e por isso viaja muito, ela não pode reclamar de viajar. É como se um padeiro reclamasse do pão, ou um médico reclamasse de que ter que curar pacientes. Imaginem um mecânico de carros reclamando que tem muito carro quebrando? Engraçado, porque é pelo fato deles quebrarem que existe o mecânico.

Eh, amados, as pessoas não sabem o que querem.

Bom, pelo fato de chegarmos um dia a demitirmos um funcionário é porque a nossa esperança de que ele vai se destacar e vai crescer e com isso vai levar a empresa a crescer também, morreu. Desistimos de continuar investindo em quem só reclama e se esconde na empresa. Desistimos de continuar investindo em quem só pensa em si mesmo e age como parasita. Quem dá desculpas esfarrapadas para seu mau desempenho e pensa que uma empresa é feita só de patrão e empregado. Onde a responsabilidade pela empresa é só do patrão.

Infelizmente demitir é também desistir. Desistir de alguém que não dá valor ao que tem, não dá valor às oportunidades. Desistir de alguém a quem foi dada uma oportunidade de crescer pessoalmente e profissionalmente. Desistir de um parceiro, de um amigo, de um cúmplice.

Um comentário:

  1. Poxa, que legal que já foi comissária de bordo! Se quiser dar uma passada no nosso blog está convidada!! Portal Meio Aéreo

    ResponderExcluir