quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Bom atendimento não é só sorriso

Quando falamos em atendimento pensamos logo na moça bonita e simpática. com um sorriso lindo e um feliz: "Bom dia, posso ajudá-lo em alguma coisa?". Os empresários pensam que curso de atendimento tem que falar disso. Como ter postura, digo, postura ereta na porta da loja sempre sorrindo. Muitos chegam a orientar seus funcionários para colocarem os braços pra trás como sinal de respeito e disposição, numa linha de treinamento muito parecida com a do exército.

Mas será que essa moça bonita e sorridente vai solucionar o "problema" do seu cliente? Sim, por que todo cliente tem um "problema" e a empresa a solução.

Será que ela tem conhecimento suficiente dos produtos e das técnicas de atendimento e de vendas para oferecer o produto adequado? Conhece bem os procedimentos da empresa? Se houver um problema daí há uns dias ela vai saber resolver? Vai ter bom senso de tomar a melhor solução para o cliente e para a empresa? Ou será que ela pensa que seu papel é só sorrir e o resto quem resolve é o dono ou o gerente?
O atendimento não é feito somente pelo pessoal da linha de frente.

O último rapaz da linha de produção da empresa, que nunca viu o cliente e que não tem o sorriso da recepcionista, também faz atendimento. Se ele não embalar adequadamente e a tempo, a mercadoria não será entregue no prazo prometido e da forma adequada. Pode chegar lá na casa do cliente o produto errado, causando transtorno e "mau atendimento"por parte da empresa.

Atendimento é feito por todos da empresa. Desde a funcionária da limpeza até a Diretoria, passando pelo pessoal da linha de frente e da linha de produção. Todos, todos, sem exceção fazem o atendimento da empresa.

Portanto para que o atendimento da empresa seja bom é necessário: treinamento de todos os colaboradores, união, bom senso, boa comunicação entre os departamentos, bom conhecimento da empresa e de seus processos por parte de todos, além de é claro, tecnicas de vendas, de atendimento e um sorriso lindo.

Viu!? O bom atendimento da sua loja, empresário, não depende só do sorriso da moça da recepção. Está intimamente ligado a você e todos da empresa participam direta ou indiretamente do atendimento.
Visite http://pt.netlog.com/dricahorta e participe de um questionário sobre treinamento.

2 comentários:

  1. Verdade mesmo...Pois aprendi com Adriana Horta que Humildade, Paciência e Boa didática também são requisitos fundamentais para entender e ser entendido pelo cliente.Um abraço e parabéns pela sua iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adriana! Você tem toda razão, o atendimento das pessoas que nos atende no balcão é muito importante, mas a qualidade do produto e do serviço é fundamental. Não adianta muita coisa se quando vamos comprar alguma coisa formos muito bem recebidos se o produto ou o serviço que compramos não são da qualidade que esperávamos.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir