sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Ser profissional é valor espiritual?

Em uma de minhas palestras coloquei como pergunta se o fato de:
sermos pontuais, de termos uma postura correta frente aos nossos colegas, acreditarmos na empresa em que trabalhamos, darmos o nosso melhor todos os dias, sermos proativos, não fazermos fofocas de outros colegas, nos preocuparmos verdadeiramente com os resultados e nos esforçarmos em sermos os melhores são valores espirituais.
E todos me olharam como se estivesse falando de algo descabido, fora do lugar.
Fizeram silêncio e os mais audaciosos e seguros de sua opinião disseram com a cabeça que não: "Isso não tem nada a ver com espiritual, com Deus. Estes são valores profissionais"

Espirituais são as orações na igreja, os jejuns, leituras bíblicas, pregações... Até nossa voz muda quando falamos de coisas espirituais. Mas é exatamente isso que Deus não quer:
"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão." Mt 6:5

Isso é o que não devemos fazer: sermos um na igreja e outro no trabalho. Um na igreja e outro em casa. Não devemos ser hipócritas. Não temos que mudar o tom de voz quando falamos das coisas de Deus. Temos que ser estáveis. Temos que ser os mesmos em qualquer lugar que estejamos. Portanto, os valores espirituais valem para qualquer lugar. Válido também para o lugar que passamos 1/3 de nossas vidas: que é nosso trabalho. Temos que transformar nosso local de trabalho num lugar de paz usando sim os ensinamentos de Deus.

Temos que ir trabalhar com alegria. Nossos relacionamentos no trabalho são importantes para nossa vida. Para desempenharmos bem nosso trabalho dependemos de um bom ambiente.

Os valores espirituais são carregados de lógica, de bom senso e de sabedoria.
Visite http://pt.netlog.com/dricahorta e participe de um questionário sobre treinamento.

4 comentários:

  1. É ,infelizmente há em todas as igrejas lobos vestidos de cordeiros,na igreja são uma benção só!Mas bastou sair dali, e pronto as criaturas se transformam,mau humor e grosseria com colegas,arrogância.Ainda acho que para a maioria das pessoas ser cristão é ser um personagem ,logo há pessoas que não se convertem ,mas apenas se convencem !

    Parabéns pelo post

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adriana Horta,

    a paz e a graça de Cristo Jesus.

    Parabéns pela postagem.

    De fato, não podemos ser pessoas fragmentadas como que tendo duas ou mais personalidades. Deus quer de nós integridade, um coração e uma vida inteiramente intregues a Ele.

    Um biólogo cristão não pode passar seis dias da semana no meio acadêmico defendendo o naturalismo ateu e o evolucionismo e no domingo correr à igreja para adorar o Deus da criação. Ele deve ser cristão em todos os lugares. Todos os lugares inclui também o ambiente de trabalho.

    Leia, se possível, o texto de um blog meu [Páginas Incadernadas], que fala sobre Missões e inteligência.

    http://paginca.blogspot.com/2008/12/misses-e-inteligncia.html

    Fica com Deus.

    A paz de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada,amigos, pelos comments. Preciso deles.
    Abraços.

    ResponderExcluir