sábado, 22 de novembro de 2008

O que é ESPIRITUALIDADE NOS NEGÓCIOS?

Muitos devem ouvir esta expressão e pensar que isto se refere a consultas a oráculos ou perguntas a conselheiros quanto a decisões que envolvem grandes negócios ou grandes quantias de dinheiro.... Outros ainda devem pensar que isso se refere a orações entre funcionários de uma mesma empresa que ainda no início do expediente fazem em um círculo, orações por cada um e para suas famílias, bem como para os dirigentes e para que Deus abra as portas das vendas....para logo após a oração, iniciarem as mesmas práticas de sempre: reclamações quanto ao salário, disputas negativas, fofocas, maledicências, boicotes, negligências, invejas, humilhações por parte dos líderes, ou seja, péssimo ambiente de trabalho.
Quando falamos em espiritualidade nos negócios nos referimos a uma nova visão e novo comportamento buscando assim adquirir mais qualidade de vida, baseada na ética e em valores espirituais. Vou além um pouco e busco uma forma mais prática de realizar essa ética e estes valores espirituais através de um referencial que no mínimo é universal, que existe há mais de 2.000 anos e é adotado por várias religiões: a palavra do Deus vivo, a bíblia sagrada, o livro mais vendido e lido no mundo. Creio que se buscamos nele as referências práticas sem preocupação com religião, teremos um excelente referencial para nossas atitudes e pensamentos diários. Haja visto que os ensinamentos bíblicos são cheios de sabedoria e totalmente práticos. As práticas destes valores trarão às empresas de forma espontânea e verdadeira, a tão desejada motivação, a liderança, a pro-atividade, a satisfação dos funcionários que passarão a se posicionar como verdadeiros colaboradores...
Não estamos falando aqui de círculos de orações ou leituras bíblicas, mas da implantação de valores através do estudo individual e da aplicação e vivência destes valores no dia-a-dia.
Todas as empresas são formadas por pessoas. Não existe empresa sem pessoas. Elas são as principais responsáveis pelo bom ou mau desempenho de empresas pequena, médias ou grandes. O tema é bastante atual. Passamos da era do cliente para a era dos funcionários, mesmo porque seus clientes só poderão ser verdadeiramente bem tratados se seus colaboradores também são bem tratados e estão motivados. O RH será em breve o departamento mais importante da empresa. E pessoas precisam estar satisfeitas neste mundo globalizado. precisam se sentir bem e produtivas em seu ambiente de trabalho. Aquela idéia de que trabalho é um ambiente selvagem, que todos querem te derrubar, que todos querem seu cargo.....isso é improdutivo e as empresas já entenderam isso. Um bom ambiente de trabalho com segurança, confiável, onde o ser humano é respeitado e valorizado em seus talentos é a máxima das grandes empresas. A atual CEO da Xerox está na empresa há mais de 30 anos. Entrou como vendedora e seu último cargo, antes do convite para ser CEO, foi como diretora de RH. Ela teve a coragem de aceitar um cargo já ocupado por renomados CEOs que não resolveram os problemas da empresa em franca decadência. Ela está solucionando. Sua estratégia é confiar nas pessoas, valorizá-las e manter a cultura da empresa (fator sempre eliminado inicialmente por outros CEOs quando na direção de empresas em processo de falência). Outro exemplo importante é o do Presidente do Serasa. Ele acredita que as empresas são as responsáveis para que o mundo seja melhor e que elas (empresas) existem para servir o homem, se responsabilizando não apenas por seus funcionários, mas - como elemento da sociedade - pelo ambiente, pelas famílias, pelas pessoas.
Dá pra ver que as coisas estão mudando e que hoje pensamos: "Pra que trabalhar em uma empresa que não me sinto bem?", "Pra que ganhar dinheiro, sem ser feliz?"
As pessoas buscam a felicidade, buscam a qualidade de vida e as empresas e o trabalho não estão excluídos deste universo eles são participantes de forma ativa neste processo.
Visite www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=8049281 e participe dos fóruns.

4 comentários:

  1. adriana -acho tao dificil alguma coisa funcionar alem da perversao entrando dinheiro na parada. fica dificil. abraços andre leite.

    ResponderExcluir
  2. André, eu sei como vc e tantos outros pensam. Pena. É difícil mesmo. Obrigada pelo comment.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adriana! A fraternidade, a ética, o respeito e a dedicação são fundamentais para se obter o progresso e o sucesso em qualquer situação, seja na empresa ou em atividades particulares. A espiritualidade leva a esses conceitos, levando, indiretamente ao alcançe dos objetivos. Nas atividades empresariais, onde existe uma competitividade muito grande, a espiritualidade é muito importante porque leva à meditação e à escolha de caminhos mais fáceis de transpor as infinitas barreiras.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Francisco, ficou tão obvio com a forma como você disse...
    Obrigada, ficou claro para mim que é simples. Assim como as coisas de Deus são simples e obvias.
    Tão obvias que as pessoas querem complicá-las. Eu já quis também um dia.
    Falou tudo, homem sábio!!
    Obrigada mais uma vez.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir