sábado, 10 de abril de 2010

Quem disse que o amor é eterno enquanto dura?

Quando era jovem ouvi esta frase, como muitos de nós, e me parece que foi Vinicius de Moraes que escreveu em seu Soneto da Fidelidade, ou algo parecido com isso. Mas não importa de fato o nome daquele que escreveu esta frase, ou melhor, construiu esta idéia. Idéia que serviu de base para muitos relacionamentos nos anos 80.

Ser eterno enquanto durasse. “Que lindo”, pensávamos. “Que tolos fomos”, pensamos agora. Como algo pode ser eterno se tem duração? O que é eterno já diz que tem tempo ilimitado. Vinicius, ou quem quer que seja, colocou intensidade no que tinha como característica intrínseca o fator tempo. Genial, Vinicius. Mas, mentiroso. Não era verdade. O que é fugaz, não pode ser comparado ao que é eterno. Só o que é eterno que é sagrado. O que é instantâneo, o que acaba logo, o que não fica, não tem relevância. Passa.

O amor é a base de tudo. Jesus chega a dizer que, após a sua vinda, haveríamos que deixar as leis de Moisés e que haveríamos de seguir somente duas leis: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (Lucas 10 : 27)

Portanto não há nada mais importante do que o amor. Concluo que ele é eterno e sagrado.
O que o tal Vinicius fez, então? Banalizou o amor e quis dar maior ênfase à paixão.

Com isso, toda uma geração acreditou nas palavras dele e passamos a supervalorizar a paixão, que fosse eterna. Mas, sabemos bem que paixão é fogo de palha que deixa grande estrago. O que fica eterno é somente o estrago. Não o sentimento.

O amor é eterno e precisa ser cuidado todos os dias. Ele é fruto de renúncia, de domínio, de desafios pessoais, de luta contra nós mesmos. Luta contra a nossa soberba, contra a nossa vaidade, contra nosso egoísmo. O amor é submisso, não se vangloria em si mesmo. É fina prata. Por isso, é eterno.

Me desculpem aqueles que amam Vinicius, eu mesma já o amei. Mas quem disse que o amor é eterno enquanto dura quis ser criativo e foi vaidoso. Mas mentiu feio e contagiou toda uma geração com relacionamentos fúteis. Não valorizou o amor, vulgarizou-o.

4 comentários:

  1. Olá!

    O amor verdadeiro deve ser para sempre mesmo. O amor que não dura ou ocorreu um fato extremamente forte ou não era um amor verdadeiro.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. "o amor é eterno enquanto dura" é o lema dos separados, desquitados, divorciados, ficantes, enrolõesm mal amados e por aí vai.
    eu nao sou adepto a essa frase.
    abçs

    ResponderExcluir
  3. tambem acho que o amor é eterno,mas como saberemos se é eterno ou não?,eu acho que as vezes nós sabemos apenas em sentir.

    ResponderExcluir
  4. "O amor jamais acaba; mas havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas,cessarão; havendo ciência, passará; porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos."
    1 Corintios 13:8

    ResponderExcluir