sábado, 10 de abril de 2010

Quer falar a verdade a alguém? Fale a quem quer ouvir

O dito popular diz que “O pior cego é aquele que não quer ver”. E nossa experiência pessoal nos leva a ver que falar a verdade para quem não quer ouvir a verdade, só piora a situação.

Tenho dois filhos que entram na vida adulta agora e estão totalmente seduzidos pelo apelo do mundo. Sei que é quase impossível vencer a mídia com argumentos lógicos, francos, inteligentes ou simplesmente sensatos. Não há sensatez na juventude, há uma necessidade de sorver a vida como num gole, num único só. Não há desfrute, há avidez. Não se degusta, se engole. Na juventude tudo é agora. O amanhã está muito longe. O agora sufoca. Ficam cegos, mudos, frouxos, deslocados. Meus dois filhos estão assim. Me sinto mal, muito mal por vê-los desta forma. Decido falar. Mas falar piora tudo. É melhor me calar. Vou calar ao mundo e orar a Deus.


“Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará.” (Provérbios 9: 8)


Quero ser como Jesus e até mesmo como Paulo que basearam seus ministérios naqueles que criam no que eles diziam. Não ficavam insistindo em convencer fariseus e descrentes. Aqueles que não os queriam ouvir. Paulo foi ainda mais longe indo pregar aos gentios. Que eram os não judeus. Parou de pregar aos judeus porque estes não criam em Jesus. Odiavam Paulo. Queriam matá-lo. E Paulo pregava a verdade. Falava de Jesus. Dava seu testemunho de vida. Ele dizia que um dia tinha sido como eles. Que perseguira também os cristãos. Mas que a verdade tinha sido revelada a ele. E agora seguia a Jesus Cristo.


Sábio Paulo que deixou os descrentes, os duros de coração, os inflexíveis, os piores cegos. Falou aos que queriam ouvir, aos que tinham sede de Deus. E com isso realizou a maior obra missionária já feita. Com isso, formou a igreja de Deus na terra. Combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé (II Timóteo 4: 7). Genial este Paulo.


Quer falar a verdade a alguém? Fale a quem quer ouvir. Caso contrário, cale-se. Pelo menos, você evita ser odiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário